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    5 de ago de 2015

    Testando... 1... 2... 3... Testando!

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    Os Testers...

    ...quase todos os Tibianos que já participaram de um test server
    privado ou se juntou as celebrações do 15º aniversário do Tibia,
    os viu correndo ao redor no jogo. No entanto, quem são as pessoas
    por trás dos números de pixels nobres que estão dirigindo ao redor
    em suas rodas e estão montando na parte de trás de um lady bug?

    Na elaboração deste artigo em destaque, que transmitiu algumas
    perguntas para a equipe de teste e gostaria de apresentar-lhes
    as respostas que recebemos deles. Aqui vamos nós:

    CMs: Quantos membros a equipe de teste tem atualmente?

    Testers: Atualmente, a equipe é composta por um líder (Delany)
    e mais três membros (Siramal, Seyva, e Bolfrim). Enquanto
    Seyva é o mais novo tester, Bolfirm trabalha exclusivamente
    para o departamento de inovações da CipSoft no momento.
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    Observe: Como você sabe, algumas coisas mudaram no escritório CipSoft.
    Delany vai assumir o cargo de lead product manager dentro do curso
    dos próximos meses. Desde que Delany foi o líder da equipe de teste,
    tivemos que procurar uma novo para ocupar seu lugar lá. Uma vez
    que Delany começar seu trabalho como lead product manager,
    Bolfrim vai se tornar o novo líder da equipe de teste.

    CMs: Existem responsabilidades especiais ou tarefas
    especiais para os membros individuais da equipe?

    Testers: Não há tarefas apenas um membro da equipe é responsável.
    Em geral, todos os testers são capazes de trabalhar em todas as tarefas,
    mas, é claro, existem especializações entre os membros da equipe.

    CMs: O que você está testando?

    Testers: Basicamente, tudo o que é desenvolvido pela CipSoft:
    um componente do Tibia ou outro produto, ou ferramentas que são
    necessárias para o nosso trabalho interno. Nós somos um departamento
    independente dentro da CipSoft, então nós realmente precisamos da atribuição
    de outro departamento para testar um recurso ou um novo conteúdo.

    CMs: Por que apenas os componentes técnicos estão sendo testados,
    mas não, por exemplo, se uma nova missão atual, é divertida de jogar?

    Testers: Nosso teste é como o teste de software clássico.
    Usabilidade e diversão não pode ser testado adequadamente por nós.
    Isso é muitas vezes uma questão subjetiva de gosto e interesses.
    Além disso, a nossa equipe é muito pequena para executar todos os
    testes de longa data em matéria de diversão. Claro, nós damos feedback
    sobre usabilidade e diversão também, se notar qualquer coisa que parece
    questionável ou problemático (de uma forma não-técnica) durante nossos testes.
    Mas isso não é o nosso foco, é apenas um teste indireto dessas coisas.
    Nossa principal tarefa é testar se todos os requisitos técnicos são
    cumpridos e se os recursos estão funcionando conforme o esperado.

    CMs: Quanto de seu trabalho diário você gasta no Tibia?

    Testers: Normalmente, nós gastamos cerca de dois terços do nosso
    trabalho diário no Tibia. Porém, se for necessário, durante os horários
    de pico, nós gastamos quase 100% do nosso trabalho diário no Tibia.
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    CMs: Ideia - desenvolvimento - teste - lançamento. Como funciona?

    Testers: O gerenciamento de produtos recolhe dados e elabora um conceito
    de um novo recurso. Depois disso, os desenvolvedores e programadores
    começam seu trabalho. Uma vez que eles são feitos, o recurso é testado
    pela equipe de teste. Se todos os requisitos técnicos forem cumpridos e
    o recurso funciona como o esperado, ele está pronto para ser lançado.
    Se ainda houver algum tempo, nós também verificamos
    usabilidade, jogabilidade, ortografia, desempenho, etc...
    Não que cada característica tenha um fluxo de trabalho
    pré determinado em relação ao desenvolvimento e lançamento.
    Algumas coisas com prioridade inferior são feitas uma vez que há tempo.

    CMs: Como você recebe reports de bugs?

    Testers: In-game reports dos tutores são automaticamente encaminhados
    para a nossa ferramenta interna onde nós verificamos. Outros relatórios
    (via e-mail, por exemplo) são processados ​​por nossa equipe de
    suporte ao cliente e em seguida, encaminhados para nós também.

    CMs: Como você prioriza a fixação de bugs?

    Testers: Basicamente, existem dois fatores que são importantes para a
    definição de prioridades. O primeiro é a gravidade de um problema.
    Isso significa que a quantidade de dano que um bug pode causar.
    A gravidade é estimado pela equipe de teste, às vezes em colaboração
    com a equipe de suporte ou a gestão da comunidade.
    Na base desta estimativa da gerência de produto, então, decide o segundo
    fator, a própria prioridade. A prioridade determina como urgente uma
    correção é necessária em comparação com outras correções.
    Embora, a gravidade tem influência sobre a decisão de gestores
    de produto, cabe a classificação quão rápido um bug
    serão abordados e uma correção será lançado a prioridade.
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    CMs: Após cada atualização, alguns jogadores continuam dizendo
    que há mais e mais bugs sendo liberados com a atualização
    real em relação ao passado. Isso é realmente verdade?

    Testers: De acordo com nossas estatísticas internas, não podemos
    confirmar isso. Nós comparamos a quantidade total de erros encontramos
    internamente antes de um lançamento com o valor total de bugs que são
    encontrados após uma atualização ser liberada. Esta proporção tem
    vindo a melhorar desde que o primeiro tester se juntou à equipe.
    No entanto, devido ao Tibia estar se tornando mais complexo ao
    longo dos anos, o número absoluto de erros, de fato, aumentou.
    Além disso, esse número depende da quantidade de modificações que fazem
    parte de uma atualização. Por exemplo, se somarmos três novas cidades
    em uma atualização, o número de erros é provável que seja três vezes
    maior do que se apenas uma cidade é adicionado. A complexidade e
    o tamanho das mudanças aumentou maciçamente durante os anos.
    Isso pode explicar a percepção de que você mencionou.

    CMs: Durante as últimas atualizações, cada vez menos testers privados
    têm ficado online. Isso influenciou na qualidade dos reports de bugs? Se assim
    for, existem planos para aumentar o número de testers privados no futuro?

    Testers: O fato de que tem havido menos testers não têm qualquer impacto
    sobre a qualidade dos reports, mas sim sobre a quantidade. Além disso, menos
    testers também significa que há provavelmente algumas funções e áreas que
    ninguém tenha encontrado ou visitado e portanto, eles não foram testados.
    Nós já convidamos mais jogadores para a fase de teste privado para
    o summer update deste ano e vamos, naturalmente, avaliar todo
    o teste e depois fazer outros planos para a próxima atualização.

    CMs: Você joga Tibia? Em caso afirmativo, quais os tipos
    de mundo que você joga e quais são os seus leveis?

    Testers: Cada um de nós tem uma conta Tibia privada, mas a intensidade
    e a frequência de nossas sessões de jogo varia. Siramal, por exemplo,
    começou a jogar Tibia muito ativamente quando ele se juntou a
    CipSoft. Ele joga em um mundo Optional PvP e ainda loga
    para jogar em alguns até hoje, especialmente para participar
    de eventos ou ao comércio com os outros. Ele também tem
    um outro personagem em um mundo Open PvP, mas ele
    prefere um ambiente pacífico. Em geral, se um novo colega
    se junta a ele ou ela normalmente recebe um monte de tempo
    para entrar em contato com Tibia e para conhecer melhor o jogo.

    CMs: Como está o seu trabalho diário no escritório?

    Testers: Pessoas, que não sabem muito sobre a indústria de games,
    geralmente dizem: "Ah, então você está jogando durante todo o dia!"
    Bem, isso definitivamente não é verdade. Nós começamos o dia
    com a verificação de nossos e-mails e nosso bug tracker interno.
    Em seguida, verificamos novos reports. Se nós podemos reproduzi-los,
    o gerente de produto vai priorizá-los e encaminhá-los para as
    pessoas certas. Naturalmente, correções são testadas também.
    Há simplesmente um monte de outras coisas a serem
    testadas e isso é uma grande parte do nosso trabalho diário.

    Em nosso escritório, temos um conselho que nos dá uma visão geral sobre
    as nossas tarefas atuais e os seus progressos. Nós atualizamos o board
    uma vez por dia. Se temos que terminar uma tarefa, sempre podemos
    tomar um novo de lá. De qualquer forma, a maior parte do tempo,
    estamos trabalhando em várias tarefas ao mesmo tempo.

    Além disso, nossos telefones tocam com bastante frequência. Estamos
    envolvidos em quase todos os novos recursos, projetos de conteúdo e etc...
    Nós testers temos uma boa visão de conjunto. Então, nós somos um bom
    ponto de contato para todas as perguntas de outros departamentos.
    Às vezes, é melhor para resolver questões pessoais, portanto,
    colegas de outras equipes nos visita com bastante frequência.

    Nós normalmente passamos nossas pausas na nossa sala de descanso
    onde comer, beber e conversar com outros colegas. Às vezes, nós também
    passar algum tempo em nossa sala de lazer e jogamos alguns jogos lá.

    CMs: Existem "horas de pico" que influenciam o
    seu trabalho diário e sua maneira de trabalhar?

    Testers: Sim, claro, há as horas de pico. Pode acontecer que temos
    de largar tudo e se concentrar em um problema urgente no Tibia.
    No entanto, isso não influenciam a nossa forma de trabalhar.
    Temos que permanecer em situações estressantes.
    Muitas vezes, é a equipe de teste que aconselha para
    reagendar uma versão para evitar perda de qualidade.
    Às vezes, também temos de colocar em horas extras,
    mas que não é um grande problema, uma vez que temos a
    oportunidade de tirar uma folga, quando há menos para fazer.

    CMs: Existem grandes projetos de teste atualmente
    ou o que foi o seu último grande projeto?

    Testers: Existem grandes projetos com frequência,
    como as atualizações de verão e de Inverno, por exemplo.
    Passado grandes projetos tem sido o novo sistema de pagamento,
    os Premiuns Scrolls, e o cliente Tibia em Flash, por exemplo. De qualquer
    forma, os grandes projetos de teste pode ser diferente de tester para tester.

    Seyva: "Meu último grande projeto foi testar as novas funcionalidades
    das guilds, e eu tinha realmente me divertido testando a coisa toda.
    Neste momento, estamos a testar o update de verão e da nova loja
    no jogo. Este é provavelmente o maior projeto que eu tenho
    vindo a testar para o Tibia agora. É, de fato super interessante,
    porque ele é muito complexo e muitos componentes são afetados."
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    CMs: Como você se tornar um tester e que habilidades são necessárias?
    Testers: Não há realmente uma educação profissional para testers.
    As habilidades que você precisa dependem do setor que está a trabalhar
    Como um verificador do jogo, você deve ser bem organizado e resistente
    ao estresse, trabalhar de forma independente, fazer mais estudos e você
    deve ter um olho infalível para os sistemas e para "pontos de interrupção."
    porque o que testers fazer? Nós, basicamente, tentar quebrar um sistema.
    Tentamos encontrar bugs e problemas dentro de um recurso por todos os
    meios disponíveis, mesmo que o desenvolvedor criou um recurso ou
    conteúdo com um monte de amor e um monte de trabalho.
    Portanto, você também precisa ser discreto quando você traz a má
    notícia de que o recurso não está funcionando como deveria. Além disso,
    alguns conhecimentos básicos de design do jogo, interface do usuário,
    e scripting são de vantagem. Bons conhecimentos de inglês são uma
    obrigação e você deve ter um certo grau de curiosidade e determinação.

    CMs: Já aconteceu de você ficar com raiva de si mesmo, porque
    você não encontrou um erro grave durante a sua fase de testes?
    Testers: Isso acontece. É o nosso trabalho, encontrar erros antes
    de serem implementadas no jogo. Cada erro que encontramos é como
    uma pequena conquista para nós. Se, em seguida, depois de todos os
    testes, um erro ainda esteja no jogo, é naturalmente muito chato para nós.
    Porém, Para ser honesto, nunca seremos capazes de garantir uma atualização
    100% livre de bugs. Tibia é simplesmente grande e muito complexo, nosso
    tempo é muito limitado para fazer tal promessa. Portanto, é importante
    considerar se é ou não possível encontrar um bug com um esforço razoável.
    Toda vez que nós negligenciamos um bug, nos questionamos e analisamos,
    se existem formas de melhorar ou se é necessária uma mudança
    de nossos métodos de ensaio, a fim de encontrar tais erros mais
    fácil no futuro. Muitas vezes temos de responder a essa pergunta
    com um claro não. No entanto, com vista para um grande
    erro se sente realmente como uma derrota pessoal, às vezes.
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    Siramal: "Alguns anos atrás, nós adicionamos um novo dungeon
    grande como parte de uma atualização. Testamos a área como sempre.
    Mapeamos erros e os erros das criaturas foram encaminhados e fixados.
    Mesmo durante o teste externo tudo funcionou como previsto.
    A surpresa não demorou a chegar. Depois de alguns dias, percebemos que
    um nível totalmente do dungeon era inacessível. Escadas ou um local de
    corda simplesmente faltavam... e de todas as coisas, as partes de um item
    de domar estavam lá... Bem, a aprendizagem nunca para e ao testar uma
    área hoje não basta saltar mais lá usando um god spell, mas teste
    com antecedência, se a nova área é acessível a todos."

    Seyva: "Eu ainda me lembro do bug quando os
    NPCs tinha parado de gritar/latir após o lançamento do novo
    sistema de guilds no Outono passado. Eu nunca sonhei que refazer
    o chat da guild poderia quebrar alguma coisa a respeito de NPCs."

    Delany: "Muitas vezes, é muito chato se tentamos reproduzir reports de
    erros, mas apenas não podemos encontrar o erro, mesmo se não fizermos
    tudo certo, segundo o report. Normalmente, um pequeno detalhe está
    faltando no report e portanto no cenário de teste também.
    Se após longa pesquisa, o programador
    encontra o bug no código, vemos o que estava faltando.
    Por exemplo, nós apenas testado no lugar errado.
    Algo como isso pode ser muito frustrante".

    CMs: Obrigado pelo seu tempo, testers!

    Tibianos, esperamos que vocês aproveitem as respostas dos testers e
    que fomos capazes de lhes dar uma visão geral sobre o seu trabalho.

    Nos Vemos no Tibia!
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